Fechar os olhos para a situação tecnológica das nossas escolas é ignorar o futuro da educação. Com o globalização e o fácil acesso as tecnologias e informações, é preciso rever o que pode ser feito com o processo educativo das nossas crianças,principalmente nas escolas publicas.
Várias questões contribuem para que o acesso a rede seja deficiente no nosso país.Entre elas podemos citar a precariedade dos equipamentos que chegam as nossas escolas e a falta de capacitação dos educadores para lidar com a tecnologia no processo pedagógico.A partir dessas problemáticas, podemos observar que não se incentiva a participação do aluno como fornecedor de conteúdos e sim como simples expectadores das redes sociais. Segundo a pesquisa citada pela revista eletrônica AREDE, apenas 12% das crianças entrevistadas pela mesma já postaram em um blog ou em alguma página. Esse dado nos revela o quão ainda precisamos melhorar.
Como consequência de todo esse despreparo e atraso podemos constatar que os nossos jovens crescem despreparados de capacidade argumentativa e critica. Muitos deles acalentam em si o que os especialistas chamam de "preguiça intelectual", e eu chamaria de "obesidade conteudista" pois estão cheios de absorver conteúdos por todos os lados mas não os aplicam no cotidiano.
É necessário que haja um estimulo à criatividade e inovação, além de preparação para os educadores que precisam enfrentar essa nova realidade da educação.Além disso, é indispensável mais investimentos do Estado em equipamentos e internet de qualidade para que os resultados sejam alcançados de maneira significativa.
É importante reforçar que a concepção de tecnologia que chega à escola é determinante para que não se continue reproduzindo o modelo de educação conservadora que tem em vista a padronização e reprodução de conteúdos e métodos. A tecnologia digital, que possibilita a comunicação em rede, a produção e compartilhamento de conteúdos em diversas linguagens, deve chegar ao ambiente educativo como fortalecedora do protagonismo dos sujeitos na construção de conhecimentos, culturae ciência.
ResponderExcluir